

A China tem uma das mais ricas culinárias do planeta. Para comer a comida chinesa são usados os típicos pauzinhos chineses. Já que a comida é dividida em pequenos pedaços. Normalmente são feitos com algum tipo de madeira ou bambu e são chamados de k'uai-tzu.
A China localiza-se no continente asiático, ocupando a parte sudeste. Tem como capital Pequim.


A cozinha chinesa, rica e colorida, tem como suas principais características de cor diversificada, sabor aromático, e excelente sabor. Com estas três características, a culinária chinesa não é apenas saborosa, mas também uma obra de arte para as que pessoas apreciam.Para fazer comida chinesa real, nenhuma das três características - cor, aroma e sabor delicioso deve ser excluído.
Alimentos com cores diversificadas podem, geralmente, despertar o apetite das pessoas. Por muitos anos, a preparação de comida chinesa tem prestado atenção ao aspecto estético. Ter uma cor brilhante, feliz e harmoniosa são alguns dos princípios fundamentais para cozinhar comida chinesa. Para conseguir isso, deve-se utilisar dois ou três ingredientes com cores diferentes que são adicionados como decoração para complementar o ingrediente principal. Assim, não é só o gosto da culinária chinesa que o espanta, mas também seu valor estético.

Tida como a alma do prato chinês, o gosto pode ser dividido em cinco classes - doce, azedo, amargo, quente e salgado.
Temperos como molho de soja, açúcar, vinagre e sal em quantidade adequada e em sequências diferentes, contribuem para o sabor de um prato.
No vasto território da China há hábitos alimentares de Norte a Sul, de acordo com os diferentes gostos das pessoas.
O povo chinês dá grande importância ao aroma do prato. Normalmente o anis, a semente cinza espinhosa chinesa, a canela e outras especiarias são adicionadas para ajudar a dissipar os cheiros de ingredientes particulares, tais como o de alguns peixes e o cheiro a carne de carneiro. Também alguns outros sabores, tais como cebola, alho, gengibre, vinho, chilis e óleo de gergelim são adicionadas para dar um toque perfumado aos alimentos e intensificar o sabor.

Vantagens
A comida chinesa está sempre associada a comer um alimento saudável e bem equilibrada. Esta cozinha costuma enfatizar sobre o arroz, macarrão e legumes. Embora a carne também seja usada na cozinha chinesa, é sempre com moderação para evitar altos níveis de gordura animal e colesterol. O que é especial sobre esta cozinha é que os pratos são confecionados com a intenção de aumentar os benefícios para a saúde, como longevidade, poder de cura e valor medicinal.
Referem-se alguns exemplos de alimentos diferentes usados na China para tratar diversas doenças:
- O pepino do mar é utilizado por conter minerais que nos ajudam a construir articulações saudáveis, bem como melhorar a circulação sanguínea e evitar distúrbios pela redução da pressão arterial.
- Os cogumelos pretos ajudam a alimentar e reduzem a pressão arterial. São utilizados em sopas, frituras e pratos refogados. Este alimento é usado para tratar de tudo, desde as infecções renais à asma.
Este alimento tem sido muito utilizado como uma ajuda digestiva. Além de seu sabor distinto e habilidade para difundir odores fortes, é usado para o tratamento de acidez estomacal e enjoo.
- A casca de tangerina é usada em muitos pratos chineses.
Estes são apenas exemplos do benefício para a nossa saúde do uso da comida chinesa.
Desvantagens
A China também tem alimentos amargos. No entanto, esses alimentos, têm a função de remoção de calor. No entanto, às pessoas de saúde frágil é sugerido não os comer. Além disso, idosos e crianças, que geralmente têm estômago fraco, devem comer menos alimentos amargos.